Exames de imagem ajudam no planejamento familiar

Início/Exames/Exames de imagem ajudam no planejamento familiar

Exames de imagem ajudam no planejamento familiar

Um dos exame de imagem que podem ser solicitados quando se planeja ter filhos é o Controle de Ovulação, também conhecido como ultrassonografia seriada. O procedimento é similar a um ultrassom transvaginal, e serve para avaliar como o seu corpo se comporta durante do seu ciclo menstrual. É geralmente indicado para mulheres com dificuldade de engravidar naturalmente.

Como é feito o ultrassom para controle de ovulação?

O objetivo do exame é detectar o dia fértil da mulher. Para isso, é feita uma ecografia transvaginal a partir do 8º ou 10º dia do ciclo menstrual. Esse período também pode variar, de acordo com a recomendação médica. 

Com esse primeiro estudo, é possível fazer uma avaliação geral do útero e ovários, além de observar os folículos, que são óvulos não amadurecidos. 

O exame deve ser repetido mais 2 ou 3 vezes, em dias alternados, para acompanhar o desenvolvimento desses folículos até se tornarem maduros. Desta forma, é possível extrair uma média da quantidade de vezes que a mulher ovulou durante o mês. 

Outro ponto importante que pode ser avaliado é a espessura do endométrio, que precisa estar adequada para a implantação do embrião.

A ultrassonografia para controle de ovulação ajuda a mulher a engravidar?

É importante entender que os exames de imagem em si não interfere na fertilidade da mulher. No entanto, o exame é importante para que seja possível acompanhar todo o ciclo menstrual. 

Desta forma, o médico será capaz de indicar o melhor tratamento para que a paciente possa engravidar, seja por métodos naturais, com a ajuda de medicamentos ou mesmo tratamentos mais avançados.

É importante ressaltar que a ultrassonografia seriada é o melhor método para o acompanhamento da ovulação, fornecendo todas as informações necessárias, podendo ser avaliada em conjunto com exames laboratoriais que medem os hormônios. No entanto, não é possível avaliar a “qualidade” do óvulo e nem se a tuba uterina está aberta para a passagem do óvulo.

Quais são os preparos para este exame?

A ultrassonografia para controle de ovulação não necessita de preparos especiais. Antes de iniciar o exame, a paciente é orientada a esvaziar a bexiga. Também é importante realizar o procedimento no tempo certo indicado pelo médico.  O exame é rápido e não causa dor, em cerca de 20 minutos a paciente é liberada para suas atividades diárias. 

Conte com a Tesla Imagem para a realização deste exame e muitos outros. Você será atendida com segurança e privacidade, com o atendimento que você merece.  A clínica está equipada com máquinas de última geração e uma equipe técnica altamente qualificada para a realização dos exames de imagem, em pessoas de todas as idades. Agende agora mesmo um horário para seus exames!

Por |2020-07-09T13:21:37+00:008 de julho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário