Entenda a importância da tomografia computadorizada

Início/Exames/Entenda a importância da tomografia computadorizada

Entenda a importância da tomografia computadorizada

De extrema importância, principalmente em diagnósticos de emergência, a tomografia computadorizada é um exame de imagem que produz radiografias transversais de partes internas do paciente, como ossos, órgãos e outras estruturas. 

Considerada um dos exames que oferecem um grande detalhamento de imagens, a tomografia computadorizada não é invasiva, é realizada rapidamente e o paciente está liberado para suas atividades normais imediatamente após o exame. 

Para que serve a tomografia computadorizada?

O exame de imagem ajuda a detectar uma série de doenças, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas e hemorragias. 

Existem diversos tipos de tomografia, cada qual com indicações diferentes. 

A tomografia do tórax ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares e de caixa torácica, observando não apenas doenças respiratórias como também cardiovasculares. Neste caso, podem ser diagnosticadas, a pneumonia, embolia pulmonar, tuberculose, asma, aneurisma e tumores mediastinais.

Já a tomografia da coluna auxilia no tratamento da região, identificando lesões nos ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Por isso, dentre os problemas que podem ser identificados estão a hérnia, a identificação de tumores e ferimentos, entre outros. 

Outra tomografia computadorizada muito realizada é a de crânio, que ajuda a diagnosticar doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), tumores, hidrocefalia, fratura e malformações. A tomografia cerebral se destaca pela sua eficiência na detecção de pequenos nódulos, que se não tratados corretamente podem se tornar tumores. 

Há situações em que este exame de imagem exige a aplicação de contraste, para se obter ainda mais nitidez na imagem. O contraste pode ser administrado via oral ou intravenosa, e será absorvido pelos tecidos, facilitando a observação de problemas em regiões vascularizadas, no crânio, coluna, abdome e articulações. Por ser feito à base de iodo, o paciente deve avisar caso tenha sensibilidade ou alergia à substância ou à mariscos do mar. É fundamental o preenchimento do questionário antes da realização do exame. 

O preparo para a tomografia varia de acordo com a região a ser analisada. A tomografia computadorizada só não é indicada para pacientes com implantes metálicos como marca-passo, port-a-cath, entre outros.

Na Tesla Imagem, sua saúde é levada a sério. Por isso, todos os exames de imagem são realizados por profissionais altamente capacitados, como radiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e tecnólogos em radiologia e com equipamentos de alta tecnologia. 

Para a tomografia computadorizada, utilizamos o Tomógrafo Computadorizado Multislice, que permite a diminuição da radiação requerida no exame. Esse software é capaz de corrigir as imagens, sendo possível reduzir a radiação em até 76%.

Marque seu exame agora mesmo na Tesla Imagem!

Por |2020-07-17T19:01:02+00:0015 de julho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário