Exames de imagem e COVID-19: mitos e verdades

Início/Exames/Exames de imagem e COVID-19: mitos e verdades

Exames de imagem e COVID-19: mitos e verdades

O novo coronavírus deixou o mundo em estado de alerta. Infelizmente a única alternativa no momento é manter as regras de distanciamento social, o uso de máscara e lavar as mãos constantemente, até que um remédio ou vacina sejam encontrados. O que dificulta ainda mais é o compartilhamento de falsas informações. 

Quando o tema são os exames de imagem, muitos mitos são espalhados. Confira a seguir as principais informações. 

A tomografia tem sido muito usada pois detecta o novo coronavírus

Mito. A tomografia computadorizada é um exame de imagem que ajuda na avaliação dos pulmões do paciente, pois pacientes com Covid-19 podem apresentar comprometimento do parênquima pulmonar.

O exame está sendo indicado para casos suspeitos com achados clínicos moderados e graves, bem como para acompanhamento de pacientes internados. 

Todos os pacientes com Covid-19 devem fazer tomografia

Mito. O exame é recomendado apenas em casos em que há suspeita do comprometimento pulmonar, além de acompanhamento do tratamento e resposta aos cuidados pelo paciente.

Se há alteração na tomografia, é sinal de que o paciente foi contaminado

Mito. Nem toda indicação de uma tomografia é sinal de coronavírus. É o caso do vidro fosco, uma alteração do parênquima pulmonar no estudo tomográfico, onde há aumento dos coeficientes de atenuação ao exame. Aguarde o diagnóstico médico, que é único método capaz de indicar se há algo errado e como deve ser tratado. 

É perigoso fazer exames de imagem pelo risco de contaminação

Depende. Muito tem se falado sobre o risco de contrair o vírus em exames como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. No entanto, para evitar a contaminação, seja na realização desses exames ou em qualquer outro ambiente, é fundamental seguir as orientações, como a higienização das mãos e uso de máscara. 

Nas clínicas, é fundamental higienizar os equipamentos e garantir os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) dos colaboradores. 

Nos hospitais, há protocolos de higienização que são devidamente seguidos.  Em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, o local de exame é isolado e os profissionais seguem todos os procedimentos. Todo o ambiente passa por limpeza profunda, com sanitizantes e álcool 70°. Após o exame, a sala fica 15 minutos desocupada e recebe ventilação.

O raio-x não é utilizado em casos de covid-19

Mito. O raio-x é um exame de imagem muito importante e utilizado principalmente em locais em que a tomografia computadorizada não está disponível para o acompanhamento de pacientes já diagnosticados.

Se você não está com Covid-19 e precisa realizar exames de rotina, que são importantes para o acompanhamento do seu tratamento, conte com a Tesla Imagem. Aqui, seguimos todos os protocolos de higiene e segurança, a fim de oferecer um atendimento eficaz e seguro para todos. 

Somos considerados a melhor clínica de diagnóstico por imagem da região, atendendo pacientes de todas as idades com uma equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia. Agende já o seu horário!

Por |2020-08-26T15:01:11+00:0019 de agosto de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário