Quais são os exames de imagem mais comuns?

Início/Exames/Quais são os exames de imagem mais comuns?

Quais são os exames de imagem mais comuns?

Os exames de imagem são importantes para captar disfunções em todo o corpo do paciente, sempre em alta resolução. Com novas tecnologias disponíveis, o diagnóstico por imagem ajuda na identificação de problemas de saúde, muitas vezes de forma bastante precoce.

Raio X Convencional e Contrastado

O Raio X utiliza radiações eletromagnéticas de alta frequência para “fotografar” determinadas partes do corpo do paciente. Esse é um dos exames de imagem mais conhecidos e funcionais para diversas lesões internas.

Ele pode ser convencional ou contrastado. No segundo caso, o aparelho utiliza o contraste para identificar problemas nos tecidos moles e estruturais, além do contorno articular.

Mamografia

É considerada a melhor forma atual de diagnosticar um câncer de mama. O exame reproduz a imagem de toda a mama da paciente, com a finalidade de apontar alterações como nódulos que, muitas vezes, não podem ser identificados através do autoexame.

Ressonância Magnética

É um exame que também pode ser feito com ou sem o contraste. Ele utiliza ondas eletromagnéticas para reproduzir toda a estrutura interna do corpo do paciente. É um dos exames de imagem mais precisos da medicina atualmente. A ressonância magnética é muito solicitada para diagnosticar problemas no cérebro, abdômen, ossos, etc.

Tomografia Computadorizada

É um exame que utiliza radiação leve para identificar anormalidades em diversas partes do corpo do paciente. A tomografia computadorizada, é um exame bastante preciso para identificar tumores cerebrais, pois capta estruturas muito pequenas.

Ultrassonografia

Muito popular entre mulheres grávidas, a ultrassonografia é o último item dessa nossa lista de exames de imagem populares. Através de uma ponteira, é possível visualizar em tempo real diversas estruturas internas do corpo do paciente, através de ondas sonoras.

Principais riscos nos exames de imagem

Uma dúvida comum de muitos pacientes, é se os exames de imagem oferecem riscos ao paciente. Somente aqueles que utilizam radiação podem causar efeitos colaterais em quem os faz.

A radiação presente nestes tipos de exames é bastante baixa e não causará danos à sua saúde, caso você se submeta ao procedimento uma vez. A quantidade de radiação presente em uma radiografia, é 100 vezes menor do que a radiação do meio ambiente.

O problema está se o paciente realizar esses exames de imagem com muita frequência. Nestes casos, à longo prazo, o exame torna-se prejudicial, pois a exposição à radiação é cumulativa.

Mulheres grávidas também não podem realizar alguns exames de imagem. É preciso conversar com o médico para receber a indicação corretamente e não causar problemas de saúde no bebê.

A Tesla Imagem é um centro especializado em exames de imagem e diagnósticos precisos. A nossa equipe é treinada para as técnicas e equipamentos mais modernos da área. Venha conhecer a nossa clínica. Você pode entrar em contato através do formulário no site ou marcar o seu exame!

 

Por |2019-01-16T11:28:18+00:0016 de janeiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário