Exames de imagem que detectam problemas nos ossos

Início/Exames/Exames de imagem que detectam problemas nos ossos

Exames de imagem que detectam problemas nos ossos

A saúde dos ossos geralmente começa a ser comprometida na terceira idade. Nessa fase da vida há o aumento do risco da osteoporose, uma doença que reduz a massa óssea, tornando os ossos fracos, ocos e extremamente sensíveis.

Independente da saúde do paciente, o médico também leva em conta alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de problemas nos ossos. Histórico familiar, fraturas espontâneas, mulheres acima dos 40 anos ou no período da menopausa, fumantes e consumidores frequentes de álcool são alguns desses fatores. O acompanhamento também é indicado para mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos. 

Descubra agora quais são os exames de imagem utilizados para detectar problemas nos ossos. 

Densitometria óssea

Esse exame é a primeira opção médica para investigar problemas nos ossos, sendo considerado o método mais moderno utilizado para acompanhar a osteoporose e outras doenças ósseas.

Este exame de imagem permite analisar o grau da densidade óssea, estimando sua resistência e avaliando o risco de fraturas futuras, justamente por conta da baixa massa óssea.

Raio-X

Outro exame muito utilizado na investigação de problemas nos ossos é o raio-x. Utilizado para analisar se já existem fraturas nos ossos, o exame também é solicitado como complementar à densitometria óssea.

Com a radiografia é possível identificar as alterações que nem sempre a densitometria óssea é capaz de avaliar, como osteófitos nos corpos vertebrais, artrose das interapofisárias, calcificações nos ligamentos longitudinais e ateromatose aorto ilíaca.

Fluoroscopia

Este exame de imagem é utilizado para a avaliação de tecidos duros e moles – o que inclui os ossos. É um exame em que é preciso injetar corantes de contraste para analisar a reação desta substância no corpo do paciente. 

Ultrassom

Exame de imagem utilizado para avaliar as estruturas do esqueleto. Também complementar, a ultrassonografia auxilia no diagnóstico da osteoporose. Além disso, a realização do ultrassom ajuda no acompanhamento durante o tratamento, verificando se há alguma fratura que deve ter prioridade no tratamento.

Cintilografia óssea

Um exame de imagem utilizado para avaliar se há metástase óssea – caso que pode ocorrer quando o câncer de próstata se dissemina. O exame consiste na injeção de uma pequena quantidade de material radioativo na veia do paciente – que será analisado posteriormente por meio de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou até mesmo por uma radiografia simples.

Tomografia computadorizada

Este exame é solicitado quando é necessária a avaliação da cortical óssea e é bastante utilizada na orientação das biópsias ósseas e de partes moles. É solicitado apenas para avaliações complementares.

Ressonância magnética

Por meio das imagens capturadas pela ressonância magnética, o médico é capaz de avaliar problemas na diferenciação de colapsos vertebrais. Isso é possível por conta do fornecimento de imagens multiplanares, abrangendo grandes segmentos.

Aqui na Tesla Imagem, você encontra todos os exames necessários para avaliar problemas nos ossos – todos realizados com segurança, conforto e o acompanhamento de especialistas. 

Com isso, você tem a garantia de um laudo de qualidade, além de imagens em total nitidez, ideal para facilitar o diagnóstico médico. Agende seu horário agora mesmo!

 

Por |2020-04-15T23:41:10+00:0014 de abril de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário