A Ressonância Magnética é um exame de imagem muito utilizado no meio médico. É um exame que utiliza campos magnéticos gerados por ímãs muitos fortes, em combinação com ondas de rádio, para formar imagens dos tecidos corporais internos.
A ressonância é um exame rápido de ser realizado, indolor e possibilita a visualização de estruturas internas do corpo de forma bem detalhada, incluindo tecidos moles como os músculos e os órgãos, o que é um diferencial do exame em relação ao raio-X, por exemplo.
O que é a ressonância magnética da pelve?
A ressonância magnética de pelve é a ressonância feita especificamente para a investigação das estruturas localizadas na pelve.
A pelve é a região entre os quadris, que vai mais ou menos do umbigo até a sínfise púbica. É nela que estão localizados os órgãos genitais e diversos músculos importantes para o funcionamento de diversas estruturas do corpo.
Ela irá possibilitar a visualização dos ossos, órgãos e músculos presentes na pelve, e identificar alterações nessas estruturas. Por ser um exame livre de qualquer tipo de radiação, ela pode ser realizada inclusive por mulheres grávidas, e é um recurso muito seguro usado frequentemente na prática clínica.
Para que serve a ressonância da pelve?
A principal indicação de ressonância da pelve é para a investigação de dor pélvica. Outras indicações para a realização de uma ressonância pélvica incluem:
- Defeitos congênitos;
- Investigação de lesões após traumas na região pélvica;
- Investigação mais aprofundada de algum achado anormal através do exame de raio-X;
- Dificuldades para urinar ou defecar;
- Suspeitas de câncer, ou investigação mais aprofundada do estágio de um câncer pélvico;
- Infertilidade;
- Sangramentos vaginais, no caso das mulheres;
- Massas na região pélvica;
- Entre outras.
A indicação da ressonância da pelve dependerá de cada caso específico. Como todo exame, a ressonância possui algumas contra-indicações, como o uso de marca passo cardíaco, ou qualquer outro implante metálico no corpo.
Converse com seu médico antes de realizar o exame para esclarecer qualquer dúvida e informá-lo de todas as condições que possam impedir a sua realização.