Para que serve a ressonância magnética de próstata?

Início/Exames/Para que serve a ressonância magnética de próstata?

Para que serve a ressonância magnética de próstata?

A Ressonância Magnética (RM) é um dos exames de imagem mais comuns utilizados no meio médico, e tem por objetivo principal estudar com maiores detalhes as estruturas internas do nosso corpo, tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento de diversas condições e doenças. A ressonância magnética da próstata é um exame que utiliza a combinação de poderosos campos magnéticos com ondas de rádio e computadores modernos, para a formação de imagens das estruturas estudadas.

Essas imagens permitem que o especialista verifique se a estrutura possui alguma alteração ou lesão, o que juntamente com outros exames e com os achados clínicos do paciente, irão apontar para uma determinada doença e o determinado tratamento.

O que é a ressonância magnética de próstata?

A ressonância magnética de próstata nada mais é do que o exame de RM feito especificamente para o estudo da próstata em detalhes.

Além da próstata, os tecidos ao seu redor também podem ser estudados, ajudando o médico a compreender melhor todo o contexto da condição de saúde do paciente.

A próstata é uma glândula presente exclusivamente nos homens, bem pequenininha, mas com função importante relacionada à produção do sêmen, líquido produzido pelos órgãos sexuais masculinos contendo suas células reprodutivas.

Ela está localizada profundamente na pelve, entre a bexiga e o pênis, bem a frente do reto.

Para que a ressonância magnética de próstata é indicada?

A maior indicação para a realização da ressonância magnética de próstata é para a avaliação do câncer de próstata e o quanto ele se espalhou.

Mas existem outras indicações para esse exame, como o diagnóstico e a avaliação de infecções na próstata, defeitos de nascimento, aumento benigno da próstata, dentre outras.

O exame é rápido e de fácil realização, sem muitos riscos ou efeitos colaterais, mas é sempre importante conversar antes com seu médico, e com os técnicos presentes no dia da realização do exame, e contar sobre as suas condições de saúde ou sobre a presença de qualquer dispositivo no corpo.

Por |2018-11-21T21:04:41+00:005 de dezembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário