A ultrassonografia com doppler é um exame de ultrassom feito muito comumente na gravidez. Contudo, ele é indicado para verificar outras partes do corpo, com a finalidade de diagnosticar, analisar ou combater problemas de saúde, principalmente relacionados com a circulação de sangue.
Preparamos um post indicando o uso desse exame, como ele é feito e outros detalhes. Confira.
A ultrassonografia é um dos exames por imagem mais comuns da medicina moderna. É utilizado um aparelho próprio que, através do eco gerado por diversas ondas ultrassônicas de alta frequência, permite a visualização de diversas partes do corpo.
Já o Doppler é um recurso dentro da ultrassonografia, que permite também a visualização de estruturas em movimento, como o sangue, por exemplo.
A ultrassonografia com doppler é indicada em casos especiais, como por exemplo:
Como citamos anteriormente, a ultrassonografia com doppler é feita com um aparelho próprio. Não é necessário que o paciente permaneça em jejum, com exceção para exames feitos na região do abdômen. Nesses casos, o paciente precisa estar há pelo menos 10 horas sem se alimentar e sem tomar quaisquer medicamentos para gases.
Durante o procedimento, o paciente permanece deitado. O médico aplica um gel sobre a região a ser examinada e a percorre com o aparelho.
Os tipos mais comuns de ultrassonografia com doppler são:
Este é um tipo de exame bastante seguro. Por isso, não há uma contraindicação direta. Como ele é feito apenas com solicitação médica, casos onde o médico observar que há riscos para o paciente, outro procedimento será requisitado.
A Tesla Imagem é um centro clínico especializado em ultrassonografia com doppler. Nossa equipe conta com profissionais altamente capacitados em diagnósticos por imagem. Venha conhecer nosso espaço. Marque sua consulta ou entre em contato para mais dúvidas!