
Ultrassonografia Obstétrica: Como é realizada?
26 de junho de 2018
Por que realizar a ressonância magnética do pênis?
18 de julho de 2018Os exames de imagem são responsáveis por diagnosticar ossos, órgãos, tecidos, artérias e músculos no interior do corpo humano. Sua invenção e aprimoramento fizeram com que não fosse mais necessário fazer cirurgias investigativas. O primeiro exame de imagem criado foi o Raio-X e com sua descoberta surgiu a necessidade de se obter imagens mais nítidas e de diferentes tipos de tecidos do corpo.
Em seguida foram desenvolvidos outros exames de imagem como a Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. É importante lembrar que cada exame de imagem possui sua especialidade e todos são essenciais para diagnosticar corretamente o paciente.
O que é Tomografia Computadorizada?
A Tomografia Computadorizada é considerada um Raio-X aprimorado, uma vez que apresenta imagens tridimensionais que podem ser “fatiadas”, permitindo um diagnóstico mais completo e preciso. É um exame não invasivo, que pode ser realizado com o uso de contraste a base de iodo. O paciente deverá informar ao seu médico caso tenha conhecimento de alergias ao iodo.
A Tomografia é um exame rápido, sua duração é de 15 a 20 minutos. O paciente deverá permanecer completamente imóvel, para que seja possível captar as imagens da região desejada. Uma das vantagens da tomografia computadorizada perante a Ressonância Magnética é que o resultado do exame é mais rápido.
Normalmente, a Tomografia Computadorizada é pedida antes da Ressonância Magnética e, em muitos casos, pode ser conclusiva. Porém, caso o médico julgue necessário, deverá pedir uma Ressonância Magnética, como complemento do diagnóstico da região estudada.
Durante o exame de Tomografia Computadorizada, é possível identificar nitidamente os ossos, que aparecem na cor branca na imagem, líquidos e gases, que aparecem em preto, bem como tecidos, que podem aparecer em diferentes tons de cinza. Para captar as imagens, o paciente é exposto à radiação ionizante que, em pequenas quantidades, não é prejudicial à saúde.
A TC é muitas vezes solicitada para o estudo de imagens anatômicas que analisam os ossos e pulmões. Ela também pode ser solicitada em outros casos como, por exemplo, para o estudo das estruturas abdominais e avaliação do sistema nervoso central.
O que é Ressonância Magnética?
A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.
Sua realização consiste no envio de ondas de rádio ao corpo para medir a vibração das células através de um computador. Diferente da Tomografia Computadorizada, a Ressonância utiliza radiação eletromagnética, que é muito menos nociva para o corpo humano. Além disso, o contraste utilizado na Ressonância é o Contraste Gadolíneo, que é menos prejudicial que o da Tomografia.
A Ressonância permite a análise de órgãos em diferentes ângulos, uma vez que o paciente deverá ficar dentro de um tubo que tirará “fotos” da região em diversos ângulos. A RM permite a análise mais minuciosa de estruturas vasculares, principalmente do cérebro.
Porém, uma desvantagem da Ressonância Magnética é que algumas pessoas não podem realizar o exame. Elas são:
- Portadoras de marcapasso;
- Válvulas cerebrais;
- Válvulas cardíacas;
- Próteses penianas;
- Stents vasculares.
Tomografia Computadorizada ou Ressonância: Qual o melhor exame de imagem?
Ambos exames oferecem imagens detalhadas do interior do corpo humano e fazem uso de tecnologia computacional para gerar imagens nítidas e diagnósticos precisos. Porém, cada um desses exames possui suas especialidades e cabe ao médico determinar qual será o mais indicado para cada tipo de patologia. Muitas vezes a Ressonância Magnética é utilizada como complemento da Tomografia Computadorizada.