Ultrassonografia Obstétrica: Como é realizada?

Início/Exame de imagens para gestantes/Ultrassonografia Obstétrica: Como é realizada?

Ultrassonografia Obstétrica: Como é realizada?

Descobrir uma gravidez é um momento muito importante para a mulher. Com essa descoberta, muitos cuidados e preparações são necessários, começando pelos cuidados dentro da barriga da futura mamãe.

O que é Ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame de imagem que não emite nenhum tipo de radiação. Neste exame utilizam-se ondas sonoras, para produzir imagens do interior do corpo humano.

É o método preferido por ginecologistas para fazer o monitoramento e acompanhamento das mulheres grávidas, sendo possível acompanhar todo o desenvolvimento do bebê.

Requer pouca ou nenhuma  preparação, sendo que muitas vezes é necessário tomar de um a três copos de água para deixar a bexiga cheia antes do exame, facilitando a captação de imagens. A recomendação é que a paciente vá para o exame com roupas leves e confortáveis.

O exame é realizado com um transdutor e um gel aplicado na área analisada. Esse gel não é nocivo à saúde da mulher, nem do bebê. O transdutor consegue emitir sons de alta frequência através do gel espalhado pela região. As ondas sonoras são captadas pelo transdutor e enviadas à um computador, que consegue criar as imagens e sons do interior do corpo humano.

A grande vantagem da ultrassonografia é que as imagens são captadas em tempo real e é possível observar os movimentos dos órgãos internos do corpo.

Para que serve a Ultrassonografia Obstétrica?

Seja para saber o sexo do bebê, ficar por dentro da saúde do feto ou até mesmo obter uma imagem 3D, a Ultrassonografia Obstétrica é essencial para analisar fatores importantes da saúde do bebê. Com ela é possível:

  • Confirmar a presença de um embrião;
  • Estimar quantos dias de fecundação;
  • Diagnosticar anormalidades congênitas;
  • Avaliar a posição do feto;
  • Analisar aspectos da placenta;
  • Determinar a ocorrência de gravidez múltipla;
  • Analisar o fluido amniótico do bebê;
  • Acompanhar o desenvolvimento e bem estar do feto.

Porém, nem todas essas informações são possíveis de mensurar nas primeiras semanas de gravidez! É por esse motivo que muitas mulheres grávidas costumam fazer mais de uma Ultrassonografia Obstétrica. As medições são divididas por trimestres.

No primeiro trimestre de gravidez, é possível confirmar a gravidez normal, idade do bebê, anormalidades congênitas e riscos de aborto natural. Já nos primeiros meses é possível ouvir os batimentos cardíacos do feto. Também é possível avaliar possíveis anormalidades na placenta, útero e outras estruturas pélvicas da mulher.

No segundo e terceiro trimestre é possível acompanhar o crescimento e saber a posição do feto e em alguns casos o sexo do bebê. É nesse período que são avaliados o líquido amniótico e estruturas da pelve.

Tipos de Ultrassonografia Obstétrica

Não há uma quantidade exata de Ultrassons Obstétricos para o acompanhamento do crescimento do bebê. Tudo depende das necessidades individuais e também das recomendações médicas. Alguns tipos de Ultrassons Obstétricos são essenciais para avaliar o crescimento e também a descoberta de anomalias no feto.

Doppler para Ultrassonografia Obstétrica

Este exame é realizado para avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias do abdômen. Também é possível avaliar as estruturas do bebê como braços, pernas, pescoço e cérebro.

Ultrassom Morfológico

É recomendado para analisar a anatomia do bebê e é capaz de identificar mais de 85% das malformações do feto. É realizado entre a 20° e 24° semana e neste exame é possível saber o sexo do bebê.

Translucência Nucal

Essa ultrassonografia mede o acúmulo de líquido na nuca do bebê. Esse exame pode ser feito de modo transvaginal ou através da barriga da mulher grávida.

É recomendado que o feto tenha até 2,5 milímetros de líquido na nuca. Neste exame também é possível avaliar possíveis doenças como síndrome de down e outras anomalias. É indicada entre a 11° e 14° semana de gravidez.

A Clínica Tesla Imagem é responsável por fazer o diagnóstico de imagem através de diversos exames. Contamos com médicos especializados e prontos para oferecer um tratamento diferenciado para cada pessoa.

Com aparelhos de alta tecnologia e uma ótima localização, você poderá agendar seus exames de imagem conosco através da Internet ou telefone. Entre em contato conosco e conheça mais!

Por |2018-09-06T13:57:08+00:0026 de junho de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário