
Como a ressonância magnética é realizada?
3 de abril de 2019
A ultrassonografia é um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades: confira!
24 de abril de 2019A ultrassonografia com doppler é um importante exame de imagem, que auxilia o médico a avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue. Também conhecido como eco-doppler colorido, o exame é solicitado em caso de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de alguma veia.
Além disso, o ultrassom com doppler também é muito solicitado para avaliar tromboses, aneurismas ou varizes, também durante a gravidez. Com ele, é possível identificar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto está ocorrendo adequadamente. Nesse caso, o exame é conhecido como doppler fetal.
Confira agora como funciona a ultrassonografia com doppler, bem como seus principais tipos, indicações e como é o seu preparo.
Como funciona o ultrassom com doppler?
Este importante exame é feito por meio de um aparelho que emite ondas sonoras, e ao atingir um tecido, retornam com um eco, sendo possível desta forma reproduzir imagens internas do corpo. O doppler complementa o exame com a visualização do fluxo de sangue do local.
Indicações
Existem algumas condições que fazem com que o médico opte pela solicitação da ultrassonografia com doppler. São elas:
- Estudo do funcionamento do fluxo sanguíneo de veias e artérias;
- Detecção de tromboses venosas ou arteriais;
- Diagnóstico e avaliação de varizes;
- Avaliação do fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta;
- Identificação de aneurismas ou dilatação de vaso sanguíneo;
- Identificação de estreitamentos ou oclusões de veias e artérias.
É um exame rápido e indolor e totalmente seguro, também realizado em gestantes. Para sua realização, basta o paciente deitar-se na maca para que o médico possa realizar o exame.
A indicação geral é de jejum de 10 horas e uso de remédio para gases, a depender da região onde é preciso a visualização.
Tipos de ultrassonografia com doppler
Por auxiliar na visualização de diversas partes do corpo, há diversos tipos de ultrassonografia com doppler:
Pernas: o doppler de membros inferiores é solicitado para identificar varizes, trombose, entre outros.
Tireoide: solicitado para avaliar as características dos vasos sanguíneos da tireoide.
Carótidas: solicitado pelo médico quando há a suspeita de AVC, além de ser um exame de acompanhamento de pessoas que sofreram este mal.
Artérias renais: geralmente indicado pelo nefrologista, busca identificar estreitamentos e oclusões de vasos dessa região, causados por hipertensão arterial de difícil controle.
Aorta: exame para identificar a presença de dilatações ou até mesmo um aneurisma na aorta, geralmente uma suspeita em pessoas com sopro abdominal.
Obstétrica: avalia o fluxo de sangue no cordão umbilical e na placenta, a fim de avaliar as condições de saúde do feto e programar as melhores formas e momento do parto.
Todos eles podem ser realizados aqui na Tesla Imagem. Aqui, o atendimento é direcionado a todas as idades – realizado com privacidade e conforto.
O laboratório está localizado na melhor região de Brasília. Agende já o seu horário!