A ultrassonografia é um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades: confira!

Início/Exames/A ultrassonografia é um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades: confira!

A ultrassonografia é um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades: confira!

A ultrassonografia é uma dos exames mais solicitados nas mais diversas áreas da medicina. Ele é realizado com um aparelho que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano, revelando imagens do interior do paciente.

Essa visualização permite que o médico identifique lesões, inflamações e acompanhe até mesmo o desenvolvimento do feto. É um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades.

Neste artigo, você vai conferir como funciona a ultrassonografia, quais são as indicações para o exame e qual é o preparo para sua realização.

Como é feita a ultrassonografia

Para que seja possível capturar as imagens dos órgãos internos, o paciente fica deitado na maca e o médico passa o transdutor por cima da pele ou cavidades. Para facilitar a transmissão, é utilizado um gel à base de água. Esse gel evita bolsas de ar que podem comprometer a qualidade do exame e faz com que as ondas sonoras passem com mais facilidade pelo corpo.

A transmissão é feita por meio de uma tela, onde o profissional acompanha as imagens durante todo o exame. Durante o processo, o especialista vai selecionar as imagens com informações mais relevantes e que melhor representa o achado, produzindo, posteriormente, um laudo com suas considerações.

O paciente não sente dores, mas pode ter um leve desconforto em casos em que é necessária a bexiga cheia ou em caso de lesões. A duração da ultrassonografia é de até 30 minutos, geralmente.

Indicação de um exame de ultrassonografia

Por ser um exame seguro e que apresenta bons resultados de análise, a ultrassonografia pode ser indicada para o acompanhamento e investigação de uma série de casos. O ultrassom se tornou um grande aliado no acompanhamento de gestantes, pois permite avaliar o estado de saúde do bebê.

Além disso, a ultrassonografia também é indicada para avaliar o estado de órgãos internos, como rins e fígado. Para a saúde da mulher, o exame é solicitado para conferir a saúde do útero, ovários e colo uterino, por meio do ultrassom transvaginal.

Outros casos que também são acompanhados com o auxílio deste exame são as suspeitas de infecções, como apendicite, doenças na tireoide, vasos sanguíneos, cálculos renais e na vesícula, além de avaliar a situação de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagens.

Como é o preparo do ultrassom?

A necessidade de jejum ou ingestão de água depende da região que necessita ser diagnosticada. Há exames em que não é preciso preparo, trazendo ainda mais praticidade tanto para o médico como para o paciente.

Se você está em busca de um laboratório de qualidade para realizar sua ultrassonografia, conte com a Tesla Imagem. Aqui, nossos profissionais estão altamente qualificados para operar os aparelhos de última geração, com a produção de laudos confiáveis e com um canal direto com seu médico, facilitando a solução de dúvidas.

Nossas salas são privativas com o maior conforto – tudo para que você se sinta bem atendido e tranquilo desde o agendamento até a retirada de resultados. Agende agora mesmo o seu horário!

 

Por |2019-05-02T11:33:28+00:0024 de abril de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário