O que é, como é feita e qual o preparo da tomografia do crânio?

Início/Exames/O que é, como é feita e qual o preparo da tomografia do crânio?

O que é, como é feita e qual o preparo da tomografia do crânio?

A tomografia do crânio é um exame de extrema importância. No entanto, ela ainda faz parte da lista dos procedimentos que mais amedrontam os pacientes.

Isso porque é preciso ficar imóvel em um espaço pequeno, o que causa desconforto a muitas pessoas. Além disso, muitos acreditam que a solicitação deste exame significa um diagnóstico de câncer no cérebro. No entanto, a tomografia do crânio ajuda a identificar uma série de problemas e com o exame em mãos, o médico é capaz de passar um tratamento mais eficaz para cada caso.

O que é a tomografia do crânio?

Como em qualquer outra parte do corpo, a tomografia vai utilizar radiação para colher imagens internas do corpo. No crânio, além do cérebro, a tomografia também registra imagens das orelhas, pescoço, seios da face e mandíbula.

Com ela, o médico é capaz de fazer com precisão diagnósticos que, se fossem utilizados outros exames, poderiam precisar de mais procedimentos.

Qual é a sua indicação?

Geralmente, o especialista solicita uma tomografia do crânio quando é preciso diagnosticar lesões e tumores da região da cabeça e pescoço. Este exame pode ser indicado em casos de queixas comuns, como dores de cabeça, infecções, tonturas e fraquezas musculares.

Não há razão para alarde, se o exame for solicitado. O paciente deve confiar nas orientações do seu médico e evitar conclusões precipitadas. A tomografia ajuda a identificar doenças como:

  • Acidente Vascular Cerebral
  • Aneurisma cerebral
  • Traumatismo craniano
  • Hidrocefalia
  • Casos de sinusite
  • Tumores

Como a tomografia do crânio é feita?

Para que o exame seja realizado corretamente, o paciente se deita numa maca e deve permanecer imóvel até o final do procedimento. A mesa onde ele se deita se movimenta para trás e para frente, e é nesse momento que é emitida a radiação para a captação das imagens. É um exame que não provoca dor e tem sua duração curta, cerca de 10 a 30 minutos.

O preparo só existe em casos em que se faz necessário o uso do contraste, quando o paciente deve estar em jejum por, ao menos, quatro horas. Caso contrário, o paciente pode se alimentar e tomar seus medicamentos normalmente.

A única exceção é com pacientes que fazem o uso de metformina, pois seu uso deve ser interrompido 24 horas antes do exame.

Aqui na Tesla Imagem, você realizar a tomografia do crânio em um espaço com conforto, privacidade e total segurança. Nossa equipe é especializada na realização de exames de imagem e opera os equipamentos mais atuais existentes no mercado.

Assim, você tem a certeza de que está fazendo um exame de confiança e poderá cuidar da sua saúde com mais tranquilidade. Agende agora mesmo o seu horário!

 

Por |2019-05-02T11:45:42+00:001 de maio de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário