Urorressonância: o que é e para que serve?

Início/Exames/Urorressonância: o que é e para que serve?

Urorressonância: o que é e para que serve?

A urorressonância, também conhecida como ressonância magnética de abdome total com contraste, é um dos exames mais indicados para auxiliar no diagnóstico de doenças abdominais e do aparelho urinário.

De duração longa (aproximadamente 60 minutos), o exame não costuma provocar dor ou incômodo, sendo o paciente liberado logo após seu término. Se você deseja saber mais sobre este importante exame, confira agora suas indicações e como é o seu preparo.

Indicações para a urorressonância

Este exame é requisitado para o estudo de doenças nos rins e todo o trato urinário, principalmente quando o paciente apresenta suspeitas de obstruções causadas por cálculos renais. Além disso, a urorressonância também é indicada para auxiliar o diagnóstico e tratamento de tumores e cistos nesta região.

Um de seus principais benefícios é a ausência de radiação ionizante, o que evita reações alérgicas que podem surgir por conta do uso de contraste iodado. No entanto, por ser um exame que exige um detalhamento, principalmente para visualizar pequenos cálculos, ele tem uma duração maior que uma tomografia.

A urorressonância não é indicada para pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores, por conta dos materiais metálicos. Pessoas com aparelhos ortodônticos externos deverão retirá-lo antes do exame.

Outro cuidado que é preciso ter com a urorressonância é com mulheres lactantes. Por conta do uso do contraste, elas deverão interromper a amamentação por um período de 24 a 48 horas, evitando assim que o bebê entre em contato com a substância utilizada para a realização do exame.

Pessoas com clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar, DIU, próteses valvares cardíacas, implantes ortopédicos, derivação ventriculoperitoneal e stents intravasculares (colocados num período de, no mínimo, 6 semanas antes do exame) estão autorizadas a realizar a urorressonância, sem correr riscos.

Como é o preparo para a urorressonância

O preparo do exame pode variar de acordo com as condições do paciente. A recomendação geral para o jejum é de 4 horas, mas em casos de pessoas com problemas conhecidos de função renal, diabéticos, com lúpus ou com mais de 60 anos, o jejum indicado é de 9 horas, além da necessidade de apresentar exames recentes de ureia e creatinina.

Para a realização do exame, o paciente deve estar com roupas que não contenham metal. Caso não consiga, será ofertado um avental para o uso durante a urorressonância. Também é preciso estar sem maquiagem, gel ou creme nos cabelos. Também é recomendado estar sem jóias ou piercings.

As medicações de uso diário não precisam ser suspensas. Em caso de necessidade, o exame pode ser realizado sob sedação, principalmente em crianças de até 5 anos.

Na Tesla Imagem, você pode realizar este exame com todo o conforto e qualidade que você merece. Possuímos equipamentos de última geração, além de profissionais altamente qualificados para o entendimento das suas necessidades.

Possuímos uma infraestrutura completa e um atendimento humanizado, respeitando as individualidades de cada um. Nosso compromisso é com o diagnóstico preciso, pronto para auxiliar o seu tratamento. Agende agora seu exame e conte com a Tesla Imagem!

Por |2018-09-25T13:07:13+00:0015 de agosto de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário