
Tomografia computadorizada do crânio: o que é, como é feita e preparo?
26 de dezembro de 2018
Quando a Ressonância Magnética é recomendada?
9 de janeiro de 2019O uso de contraste em exames de imagem tem trazido dúvidas e certo receio quanto ao seu uso. Quando tomado de forma correta e com a indicação médica, o contraste não é perigoso.
O que é o contraste?
O contraste é uma substância que é aplicada no paciente antes de alguns exames de imagem e que facilita a visualização e avaliação de estruturas internas do organismo humano. Ele pode ser aplicado via endovenosa – que é a forma mais comum -, via oral, via vaginal e via retal.
O uso de contraste em exames de imagem causa efeitos colaterais?
O uso de contraste em exames de imagem pode causar efeitos colaterais, de fato. Basicamente, há três substâncias utilizadas na fabricação desse composto: gadolínio, iodo e bário. Dependendo de qual contraste for aplicado, as reações são diferentes.
A substância à base de bário são as que menos causam efeitos colaterais. Por outro lado, é o tipo de contraste que tem o gosto mais desagradável. Geralmente, quando é dado via oral ele é misturado em um suco para amenizar o desconforto do paciente.
Os contrastes à base de iodo já podem gerar algumas reações. Isso acontece quando eles são injetados na veia do paciente. A resposta vem em poucos minutos sob a forma de aceleração cardíaca, aumento da temperatura do corpo gerando uma sensação de calor, vômitos, aumento da vontade de urinar, pequenas náuseas e um gosto bem desagradável na boca.
Após o uso do contraste, ainda podem surgir manchas vermelhas na pele e coceiras concentradas. São reações tipicamente alérgicas, motivo pelo qual muitas clínicas sugerem antes do exame o uso de antialérgicos.
Por último, os contrastes à base de gadolínio. Eles são muito seguros e dificilmente resultarão em algum efeito colateral para o paciente. Quando isso ocorre, são pequenas coceiras concentradas.
Há recomendações para o uso de contraste em exames de imagem?
Sim. O paciente precisa estar em jejum há pelo menos 10 horas, caso a indicação for de contrastes de iodo e gadolínio. Se o paciente possuir algum tipo de alergia, geralmente o médico indica o uso de medicação antialérgica antes do exame para reduzir os riscos de problemas.
Há contraindicação para o uso de contraste em exames de imagem?
A contraindicação é para pacientes com insuficiência renal, mulheres grávidas, pessoas que já tenham histórico de reação alérgica ao contraste ou qualquer outra situação recomendada pelo médico.
O uso de contraste em exames de imagem é totalmente seguro. A Tesla Imagem é um centro clínico especializado em exames que utilizam essa substância, sempre de forma segura e controlada. Venha conhecer nossa equipe! Entre em contato pelo formulário do site ou marque seu exame!
1 Comment
Eu gostei muito do seu artigo, seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.