
O que é ovário policístico e como pode ser diagnosticado?
19 de setembro de 2018
Quando a ressonância de coluna é indicada?
10 de outubro de 2018O segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no Brasil é o de próstata. Segundo o Instituto do Câncer (Inca), somente em 2018, estima-se que mais de 82 mil novos casos sejam confirmados.
Dentre os exames que auxiliam a detecção da doença é a ressonância magnética. O exame vem mostrando melhores resultados que a própria biópsia. De acordo com um estudo publicado no jornal científico New England Journal of Medicine, a ressonância magnética ajuda a reduzir em 28% os procedimentos invasivos para o diagnóstico do câncer.
Diferença entre biópsia e ressonância magnética
Para que o câncer de próstata seja detectado, o paciente já passou por exames de rotina do urologista, que percebeu alguma anormalidade que merece uma análise mais detalhada. Muitos especialistas solicitam a biópsia, um exame invasivo, que retira com uma agulha fragmentos da próstata a serem analisados em laboratório.
No entanto, esse procedimento pode apresentar falhas. Isso porque a agulha não é guiada, fazendo com que sejam retirados fragmentos aleatórios, que podem não representar a condição real da próstata.
Neste caso, a ressonância magnética vem apresentando melhores resultados que a biópsia. Isso garante um tratamento efetivo para cada paciente. Com a análise das imagens, o diagnóstico é mais preciso – avaliando a gravidade e diminuindo o número de biópsias.
Esta constatação é muito importante, tendo em vista que nem todo tumor na próstata é um câncer. No entanto, se diagnosticado tardiamente, o tratamento pode não surtir efeito.
Segundo o Inca, os tumores crescem rapidamente e podem se espalhar para outros órgãos. No entanto, os não significativos não se espalham e levam cerca de 15 anos para atingir 1 cm³.
A ressonância magnética da próstata também é indicada para:
- Pesquisar áreas com suspeita de câncer em pacientes com PSA aumentado;
- Determinar o real tamanho do tumor, bem como sua extensão;
- Acompanhamento e diagnóstico de tumores pouco agressivos;
- Controle pós-operatório em pacientes com câncer de próstata;
- Acompanhamento de pacientes com suspeita de câncer de baixa agressividade.
Ressonância magnética é procedimento simples e indolor
Ao contrário de uma biópsia, a ressonância magnética é um procedimento mais simples e não invasivo. O paciente entra em um tubo que o rodeia. Este aparelho capta imagens internas do corpo, auxiliando o médico a fazer seu diagnóstico.
É um procedimento não invasivo e indolor, embora possa gerar desconforto para pessoas que não se sentem bem em locais fechados. O preparo é necessário apenas em caso de aplicação de contraste.
Para fazer o exame, o paciente veste um avental disponibilizado pelo laboratório e retira todos os itens metálicos. A duração é de cerca de 25 minutos. Após a realização, o paciente está liberado para realizar suas atividades diárias normalmente. O exame de ressonância magnética da próstata está disponível na Tesla Imagem.
Aqui você tem um atendimento humanizado e diferenciado, com especialistas altamente qualificados e um equipamento de alta tecnologia para realizar o seu diagnóstico. Agende agora seu horário e cuide da sua saúde com total qualidade!