
Tomografia de crânio: como é feita e para que serve?
31 de outubro de 2018
Ressonância magnética fetal: como é realizada?
14 de novembro de 2018A tomografia computadorizada é um exame de imagem de extrema importância, pois auxilia no diagnóstico de diversas doenças, avaliando assim seu grau de gravidade. É um procedimento não invasivo e indolor, sendo indicado para pessoas de todas as idades.
Muito parecido com o raio-x, este exame oferece imagens mais detalhadas dos órgãos internos do paciente, e por isso é considerado um procedimento muito importante para diagnóstico e acompanhamento de determinados tratamentos.
Entenda a importância da tomografia computadorizada
O detalhamento das imagens internas propiciado pela tomografia computadorizada o capacita como um dos mais importantes exames de imagens existentes. Este exame é um dos mais solicitados nos Estados Unidos e Inglaterra, com cerca de 100 milhões de realizações por ano.
Adicionalmente, o custo desse exame é menor quando comparado a uma ressonância magnética, sendo capaz de oferecer imagens até mesmo em 3D.
A tomografia computadorizada é um dos exames mais adequados para identificar problemas como acidentes vasculares do sistema nervoso central. O exame também é muito solicitado no acompanhamento e detecção de problemas nas regiões da coluna, tórax, abdome, cérebro, entre outros.
Por que a tomografia computadorizada é solicitada?
Existem alguns tipos de problemas que fazem com que o especialista sinta a necessidade de solicitar este exame:
- avaliação de acidente vascular cerebral (AVC) e traumas
- avaliação de embolia pulmonar
- auxílio no tratamento oncológico
- avaliação de próteses
- avaliação de parênquima e placas, com o auxílio de contraste
- avaliação de estruturas articulares em geral
- na odontologia, para avaliar arcada dentária e mandíbula
- avaliação de placas de coronária ou carótida, com a reconstrução em 3D
- captura de imagens de alta definição de áreas do cérebro, medula, coluna e abdome
Com as imagens e laudo em mãos, o médico terá parâmetros para avaliar a gravidade da situação e qual o tratamento mais indicado para cada pessoa. Desta forma, as chances de recuperação podem ser maiores.
Na Tesla Imagem, utilizamos um aparelho chamado Tomógrafo Computadorizado Multislice, que permite a diminuição da radiação requerida no exame. Esse software é capaz de corrigir as imagens. Com isso, é possível diminuir a radiação em até 76%.
Se você está em busca de um laboratório de confiança e qualidade, conte conosco. Aqui, seu atendimento será individualizado e com total respeito à sua privacidade.
Possuímos profissionais altamente capacitados para realizar um exame capaz de auxiliar seu médico – compostos por médico radiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e tecnólogos em radiologia. Marque já o seu exame!