Tomografia de crânio: como é feita e para que serve?

Início/Exames/Tomografia de crânio: como é feita e para que serve?

Tomografia de crânio: como é feita e para que serve?

A tomografia de crânio é um procedimento não invasivo, que permite o médico avaliar imagens do cérebro, ossos da face e mandíbula. Desta forma, é possível obter um diagnóstico de diversas doenças e melhor entendimento sobre o tratamento mais indicado para cada caso.

O exame não é doloroso e costuma ser rápido – liberando o paciente para suas atividades normais logo após sua realização.

Indicações para uma tomografia de crânio

Quando o médico solicita uma tomografia de crânio, geralmente tem suspeita de traumatismo craniano, tumor cerebral, aneurisma, derrames, infecções, hidrocefalia, dores de cabeça que sugerem problemas maiores, ataques epiléticos, nódulos ou até mesmo alterações no comportamento e personalidade do paciente.

Com o resultado do exame em mãos, o especialista é capaz de dar uma orientação precisa sobre o caso, trazendo os tratamentos mais adequados para o paciente.

Como é feita a tomografia de crânio

A realização da tomografia de crânio é muito simples e não requer preparo específico, exceto para os que precisam da aplicação do contraste.

Deitado na maca, o paciente será introduzido no tomógrafo, que tem a aparência de um grande anel. O aparelho emite raios-x para escanear toda a região. O paciente fica acordado durante todo o procedimento, que tem a duração média de 15 minutos. O exame é indolor.

Geralmente, o contraste é solicitado em casos de suspeita de tumores ou infecção. Ele é aplicado por solução venosa e, em raras ocasiões, pode causar efeitos colaterais leves, como mal estar, indisposição e coceira. O paciente terá todo o líquido liberado pela urina nas próximas 24 horas.

O preparo para tomografia de crânio com contraste é simples: basta estar 4 horas em jejum. Se não houver necessidade do contraste, não é solicitado nenhum preparo especial.

Para um melhor atendimento e preparo do paciente, é recomendável chegar ao laboratório 30 minutos antes para que ele seja orientado e devidamente preparado para o procedimento.

Marque já o seu exame e cuide da sua saúde com quem realmente entende do assunto! Oferecemos os principais exames de imagem para que você possa tratar da sua saúde em um local com toda a segurança e conforto.

Por |2018-10-31T19:33:41+00:0031 de outubro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário