Quais são os principais tipos de exames de imagem?

Início/Exames/Quais são os principais tipos de exames de imagem?

Quais são os principais tipos de exames de imagem?

Na medida em que a medicina foi se desenvolvendo, diversas tecnologias foram sendo agregadas à prática clínica, seja em relação ao diagnóstico, ao acompanhamento ou ao tratamento de diversas doenças.

Essas tecnologias permitiram o desenvolvimento de exames, remédios e técnicas cirúrgicas, responsáveis por aumentar a expectativa de vida da população, melhorar a qualidade de vida e evitar muitas mortes.

Dentre os avanços tecnológicos da medicina moderna se encontram os exames de imagem, que permitem o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento de inúmeras condições, e são aliados dos profissionais de saúde no cuidado dos pacientes.

Veja abaixo quais são os principais tipos de exames de imagem e conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Principais tipos de exames de imagem

Existem muitos tipos de exames de imagem, e eles variam muito dependendo da especialidade e da região do corpo estudada.

Existem alguns exames que são mais importantes, por serem mais abrangentes e permitirem o estudo de diferentes partes e estruturas do corpo.

Além disso, eles estão mais disponíveis na maioria dos serviços de saúde, são mais acessíveis, baratos, e fáceis de serem realizados, sendo encontrados com freqüência.  São eles:

Raio X

O Raio X é o exame de imagem mais antigo existente, e talvez seja o mais utilizado até hoje.

O Raio X é um tipo de radiação eletromagnética que não pode ser vista a olho nu, mas que consegue penetrar nos tecidos humanos. Ele penetra com mais facilidade ou dificuldade dependendo da área do corpo, o que por conseqüência forma uma imagem na chapa atrás do paciente, após a passagem dos raios.

Ele é normalmente usado para a avaliação dos ossos e do pulmão, mas ele pode ser útil no estudo de estruturas como as mamas, e o trato gastro esofágico.

A ampla utilização dos Raio-X se deve principalmente por ele ser um exame barato, de realização extremamente fácil e rápida. No entanto, ele é um exame que utiliza de radiação e pode trazer conseqüências,  deve ser portanto realizado com cautela.

Ultrassonografia

Os exames de imagem são todos muito seguros, mas o ultrassom é o mais seguro deles. Praticamente não existem efeitos colaterais por sua realização, e ele pode ser utilizado em diversas situações.

O ultrassom utiliza ondas sonoras para formar imagens de estruturas do corpo. Logo, ele não utiliza nenhum tipo de radiação, sendo totalmente seguro para o organismo.

A desvantagem é que o ultrassom não proporciona uma definição muito grande de imagem, mas sua segurança, baixo custo, facilidade e efetividade o tornaram um dos exames mais realizados em algumas situações específicas, como na gravidez.

O ultrassom possui diversos outros usos, como na avaliação de doenças cardíacas, renais e pulmonares, e do fluxo sanguíneo de veia e artérias do corpo, através do efeito Doppler.

Tomografia Computadorizada (TC)

A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza do raio-X para produzir imagens do corpo, no entanto, diversas imagens são captadas, e jogadas em um computador, que as analisa e transforma em imagens detalhadas das estruturas corporais internas.

As TC’s são utilizadas para a avaliação de tecidos moles, como órgãos, músculos, e glândulas, por permitirem a sua visualização com maiores detalhes, e não só de ossos, como o raio-X.

A TC também expõem o paciente à radiações, e deve ser usada com cautela, no entanto, é um procedimento seguro e simples.

Ressonância Magnética (RM)

A ressonância magnética é um exame de imagem com alta definição e qualidade nos detalhes, que não utiliza radiação para a formação das mesmas, e transmitem sinais para um computador, que formará as imagens.

Ela é utilizada para a avaliação de estruturas internas do corpo no diagnóstico de derrames, tumores, e lesões a diversas estruturas do corpo.

Por |2018-10-17T12:28:36+00:0024 de outubro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário