Qual a importância da ultrassonografia das mamas?

Início/Exames/Qual a importância da ultrassonografia das mamas?

Qual a importância da ultrassonografia das mamas?

O câncer de mama é o câncer mais prevalente nas mulheres em todo o mundo, inclusive no Brasil. É um câncer muito comum, que pode ter conseqüências devastadoras se não tratado a tempo, podendo levar à morte.

Receber um diagnóstico de câncer pode ser assustador, mas saiba que, se diagnosticado precocemente, o câncer de mama possui grandes chances de cura sem deixar seqüelas.

Portanto, é fundamental o exame periódico das mamas, para que o câncer de mama possa ser detectado o mais breve possível, tratado, e curado. Dentre os exames de imagem disponíveis para obter o maior número de informações possível sobre a doença, encontra-se o ultrassom das mamas.

O que é o ultrassom?

O ultrassom é um exame de imagem que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. O cabeçote do aparelho é acoplado à região do corpo que se deseja estudar, onde utiliza-se um gel próprio para melhorar este contato.

As ondas emitidas são absorvidas de forma diferente pelos diferentes tecidos do corpo, formando imagens das estruturas internas do corpo.

Essas imagens são então analisadas por um profissional especializado, que é capaz de avaliar anormalidades das estruturas corporais.

O ultrassom não utiliza nenhum tipo de radiação ionizante, é um exame barato, rápido e simples de ser realizado.

Qual a importância da ultrassonografia das mamas?

Enquanto a mamografia é o exame que rastreia a existência do câncer de mama, por ser capaz de detectar alterações logo em seu início, a ultrassonografia das mamas é um exame que permite uma análise mais detalhada das mamas.

A avaliação com maiores detalhes de um seio, que já teve um resultado positivo na mamografia, ajuda o médico a avaliar melhor o caso e a tomar as melhores decisões em relação ao tratamento.

Por |2018-10-17T11:26:43+00:0017 de outubro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário