
A ultrassonografia é um exame rápido, prático e totalmente seguro para todas as idades: confira!
24 de abril de 2019
Exames de imagem ajudam a detectar câncer
8 de maio de 2019A tomografia do crânio é um exame de extrema importância. No entanto, ela ainda faz parte da lista dos procedimentos que mais amedrontam os pacientes.
Isso porque é preciso ficar imóvel em um espaço pequeno, o que causa desconforto a muitas pessoas. Além disso, muitos acreditam que a solicitação deste exame significa um diagnóstico de câncer no cérebro. No entanto, a tomografia do crânio ajuda a identificar uma série de problemas e com o exame em mãos, o médico é capaz de passar um tratamento mais eficaz para cada caso.
O que é a tomografia do crânio?
Como em qualquer outra parte do corpo, a tomografia vai utilizar radiação para colher imagens internas do corpo. No crânio, além do cérebro, a tomografia também registra imagens das orelhas, pescoço, seios da face e mandíbula.
Com ela, o médico é capaz de fazer com precisão diagnósticos que, se fossem utilizados outros exames, poderiam precisar de mais procedimentos.
Qual é a sua indicação?
Geralmente, o especialista solicita uma tomografia do crânio quando é preciso diagnosticar lesões e tumores da região da cabeça e pescoço. Este exame pode ser indicado em casos de queixas comuns, como dores de cabeça, infecções, tonturas e fraquezas musculares.
Não há razão para alarde, se o exame for solicitado. O paciente deve confiar nas orientações do seu médico e evitar conclusões precipitadas. A tomografia ajuda a identificar doenças como:
- Acidente Vascular Cerebral
- Aneurisma cerebral
- Traumatismo craniano
- Hidrocefalia
- Casos de sinusite
- Tumores
Como a tomografia do crânio é feita?
Para que o exame seja realizado corretamente, o paciente se deita numa maca e deve permanecer imóvel até o final do procedimento. A mesa onde ele se deita se movimenta para trás e para frente, e é nesse momento que é emitida a radiação para a captação das imagens. É um exame que não provoca dor e tem sua duração curta, cerca de 10 a 30 minutos.
O preparo só existe em casos em que se faz necessário o uso do contraste, quando o paciente deve estar em jejum por, ao menos, quatro horas. Caso contrário, o paciente pode se alimentar e tomar seus medicamentos normalmente.
A única exceção é com pacientes que fazem o uso de metformina, pois seu uso deve ser interrompido 24 horas antes do exame.
Aqui na Tesla Imagem, você realizar a tomografia do crânio em um espaço com conforto, privacidade e total segurança. Nossa equipe é especializada na realização de exames de imagem e opera os equipamentos mais atuais existentes no mercado.
Assim, você tem a certeza de que está fazendo um exame de confiança e poderá cuidar da sua saúde com mais tranquilidade. Agende agora mesmo o seu horário!