Câncer de pulmão: entenda a importância do exame de tomografia para o diagnóstico

Início/Exames/Câncer de pulmão: entenda a importância do exame de tomografia para o diagnóstico

Câncer de pulmão: entenda a importância do exame de tomografia para o diagnóstico

Você sabia que 75% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados tardiamente? Isso faz com que o tratamento tenha menores chances de cura – e por isso sua detecção durante a fase inicial se faz tão importante, bem como sua prevenção.

Dentre os exames importantes para o tratamento do câncer de pulmão está a tomografia computadorizada. Com imagens nítidas da região, este exame consegue auxiliar o médico a encontrar sinais iniciais da doença e já iniciar seu tratamento.

Como é feita a tomografia para detectar câncer de pulmão

O procedimento é simples e utilizado como forma de estadiamento, ou seja, para avaliar a extensão do tumor primário e confirmar ou afastar a presença de metástases. Com a tomografia, é possível guiar procedimentos importantes e minimamente invasivos, como biópsias ou ablações, para destruir tumores através do congelamento ou de ondas de ultrassom.

Vantagens da tomografia

A sua principal vantagem está na detecção precoce da doença com baixas doses de radiação – o que faz com que a tomografia computadorizada seja realizada anualmente sem comprometer a saúde do paciente.

Além disso, com a utilização deste exame, o paciente não precisa passar por procedimentos invasivos, como a broncoscopia ou biópsia, por exemplo. Para comprovar a eficácia da tomografia na detecção de câncer de pulmão, foi realizado um estudo no Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, que constatou que com a tomografia computadorizada indicada para a população de risco, é possível diminuir a mortalidade em até 20% – um número bastante significativo para a medicina oncológica.

Acompanhamento é fundamental

Mas para que haja um verdadeiro programa de prevenção, o paciente deve se comprometer com suas consultas e exames. Além disso, especialistas recomendam que o laudo seja avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta por radiologista especializado em tórax, pneumologista e cirurgião torácico. 

Além de capacitados para identificar o tumor, eles são os mais indicados para decidir qual a abordagem mais adequada para cada caso. 

Indicação

A indicação da tomografia computadorizada para rastrear câncer de pulmão é indicada para pessoas entre 55 e 74 anos, com hábitos de tabagismo de 30 maços ao ano – ou aqueles que pararam de fumar há pelo menos 15 anos. Também são inseridos os pacientes que possuem um histórico de câncer de pulmão na família. 

Além do acompanhamento médico, é importante que o paciente também tenha atitudes preventivas ao câncer de pulmão, como não fumar, evitar o tabagismo passivo (ou seja, ficar perto de pessoas que estão fumando) e evitar a exposição a agentes químicos, como arsênico, asbestos, berílio, cromo, urânio, entre outros. 

Aqui na Tesla Imagem, possuímos um corpo clínico altamente especializado na tomografia computadorizada para a detecção de câncer de pulmão. São médicos radiologistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem e tecnólogos em radiologia prontos para oferecer a você um atendimento individualizado, com conforto e privacidade.

Todas as nossas máquinas são de tecnologia avançada, pronta para oferecer o que há de melhor em diagnóstico por imagem. Não deixe para depois, agende seu horário e confie na expertise da Tesla Imagem!

Por |2019-07-25T01:34:27+00:0023 de julho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário