Exame de Tomografia: 5 informações que você precisa saber

Início/Exames/Exame de Tomografia: 5 informações que você precisa saber

Exame de Tomografia: 5 informações que você precisa saber

Exame de Tomografia: 5 informações que você precisa saber

A tomografia computadorizada (TC) é conhecida como o exame que detecta o câncer, e por isso assusta muitas pessoas que precisam realizá-lo. No entanto, o procedimento é solicitado para diversas finalidades – como diagnosticar distúrbios musculares, identificar doenças cardíacas, detectar ferimentos internos, entre outros.

1: A tomografia é mais eficaz que um raio-x

Assim como o raio-x, é a radiação que permite a captação das imagens internas. No entanto, a tomografia consegue oferecer mais qualidade nessas imagens. Com o paciente deitado, a máquina de tomografia (o tomógrafo) gira, criando mais de 800 imagens em um único exame.

Assim, o médico terá uma visão 360 graus do local a ser avaliado – o que traz muito mais informações para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

2: É um exame rápido

Um exame de tomografia é realizado em até 20 minutos. De forma rápida e prática, o paciente pode retornar às suas atividades diárias normalmente, logo após o exame. De uma maneira geral, o paciente não fica mais que 5 minutos dentro da sala de exame. 

3: Não há riscos de radiação

Por utilizar da radiação para captar as imagens, muitos pacientes se sentem inseguros por acharem que a radiação pode interferir em sua saúde. Na verdade, essa radiação é muito baixa e não causa danos ao paciente. 

4: Um acompanhante pode ficar na sala

Essa também é uma dúvida de muitos pacientes. A radiação emitida pela máquina é utilizada apenas durante a aquisição das imagens, não havendo risco de exposição ao circular pela sala quando o exame não estiver sendo realizado. Isso é um grande alívio principalmente para as crianças, que podem ser acompanhadas dos pais durante a tomografia. 

5: A tomografia pode pedir o uso de contraste

Em alguns casos, o uso do contraste se faz necessário. No entanto, é uma substância segura que é expelida pelo organismo em até 48 horas após o procedimento. 

Por ser injetada no corpo, o paciente pode ter algumas sensações como calor local, calor facial, coceira da garganta, gosto metálico na boca e enjôo. Em alguns casos recomenda-se a ingestão de anti-alérgicos antes do exame. 

Aqui na Tesla Imagem, o exame de tomografia computadorizada é feito por tecnólogos de radiologia, sempre supervisionados e orientados pelo médico radiologista, responsável pela emissão dos laudos após a análise das imagens. Além disso, uma equipe de médicos e enfermeiras estão prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas antes e depois de qualquer exame – justamente para te oferecer um atendimento diferenciado e te deixar tranquilo para cuidar da sua saúde. 

Estamos localizados na melhor região de Brasília, e atendemos pessoas de todas as idades. Com uma equipe especializada, você se sentirá tranquilo e seguro para realizar todos os seus exames de imagem, seja de forma particular ou via convênio médico. Agende agora mesmo o seu horário!

Por |2019-07-14T23:12:26+00:0016 de julho de 2019|1 Comentário

Sobre o Autor:

Avatar

Um Comentário

  1. Avatar
    Carla Virgínia Barreira de Moraes 22 de julho de 2019 em 12:41 - Responder

    Queria marcar 2 TC, com contraste, tórax e abdômen, seguros unimed, os dois telefones, não atendem, podem ajudar, meu fixo 3262-4438, Carla. Obrigada.

Deixar Um Comentário