Ressonância magnética: cuidados pré e pós-exame

Início/Exames/Ressonância magnética: cuidados pré e pós-exame

Ressonância magnética: cuidados pré e pós-exame

A ressonância magnética é um exame de imagem muito importante, pois ajuda a diagnosticar problemas em órgãos, tecidos e todo o sistema esquelético – como câncer, fraturas, esclerose múltipla, infecções, entre outros.

Suas imagens são de alta definição e o paciente não é exposto a radiação ionizante, o que torna o exame seguro para todas as idades. O que faz com que o aparelho possa captar imagens deste tipo é o campo de ondas magnéticas, que passam pelo corpo e permitem sua reprodução.

Se você precisa realizar uma ressonância magnética, confira neste artigo quais são os cuidados que você deve ter antes e depois do exame. E não esqueça de agendar o seu horário na Tesla Imagem, o melhor centro de diagnósticos da região de Brasília!

Ressonância magnética: cuidados antes do exame

Para que o exame seja 100% seguro, o paciente precisa tomar alguns cuidados antes de fazer a ressonância magnética.

O primeiro deles é ser verdadeiro ao responder as perguntas pré-exame. Elas são realizadas justamente para que sua segurança seja preservada. Como o aparelho utiliza um campo magnético, o exame torna-se não recomendado para pessoas com:

  • marca-passo
  • clipe de aneurisma
  • prótese coclear metálica, implantes odontológicos e aparelhos auditivos não removíveis
  • projétil de arma de fogo
  • tatuagem e maquiagem definitiva, realizada com menos de 45 dias

Por isso, é recomendado que você se retire objetos metálicos, como brincos, relógios, pulseiras, roupas com metal, etc. Também é recomendado evitar maquiagem e o uso de óleos corporais, hidratantes e esmaltes. 

Em caso do uso de medicamentos, é importante conversar com o médico sobre a necessidade da suspensão para o exame. 

Só existe preparo para o exame em caso do uso de contraste. O paciente deve ficar 4 horas em jejum, para que a substância seja aplicada corretamente. 

Cuidados depois do exame

Nos casos no qual o paciente precisa ser sedado – em casos de pessoas claustrofóbicas, por exemplo, o paciente deve ficar em observação até que o medicamento termine o efeito,  para depois ser liberado.

Já para as pessoas que precisaram do contraste, a recomendação é que se faça o consumo de líquidos para recuperar a restrição durante o jejum e também para acelerar o descarte do contraste pela urina. Se o exame for realizado em mulheres lactantes, a amamentação só pode ser realizada após 48 horas da ressonância. 

Nos demais casos, não há orientações específicas: o paciente está liberado para as suas atividades diárias normalmente. O resultado do exame costuma sair após 7 dias de sua realização.

Na Tesla Imagem, todos os nossos aparelhos de ressonância magnéticas são operados por especialistas, sendo o laudo feito com segurança e credibilidade. Se seu médico tem alguma dúvida e deseja conversar com o responsável pelo laudo, nosso canal de atendimento está aberto. Tudo isso é pensado para favorecer um melhor tratamento a todos os pacientes. Agende já o seu exame!

Por |2019-07-09T14:39:52+00:009 de julho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário