Conheça os exames de imagem para identificar um AVC

Início/Exames/Conheça os exames de imagem para identificar um AVC

Conheça os exames de imagem para identificar um AVC

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma doença crônica que pode levar à morte, principalmente quando há a demora no socorro. Ele ocorre quando há uma obstrução ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a primeira causa mundial de incapacidade e redução de qualidade de vida, além de ser a terceira causa de morte por todo o mundo.

Ao checar um paciente com suspeita de AVC, o médico pode solicitar exames de imagem para total confirmação do diagnóstico e, posteriormente, para o acompanhamento da evolução do paciente.

Exames que ajudam no diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral

Para que o médico faça um correto diagnóstico, nem sempre o exame clínico é o suficiente. Ao pedir exames de imagem, o especialista consegue identificar o tipo de AVC, qual a região afetada e ainda decidir qual é o tratamento mais indicado para aquele caso em especial.

  • Tomografia Computadorizada

É o exame de imagem mais indicado para identificar um AVC, pois oferece imagens detalhadas – o que ajuda a evitar complicações potencialmente fatais, como a formação de coágulos.

  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame de imagem altamente utilizado no diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCI) – trazendo bons resultados. Isso porque a ressonância consegue dar um panorama de como está a saúde dos vasos sanguíneos, permitindo verificar o tamanho da área afetada e sua localização.

  • Ultrassonografia das artérias vertebrais e das carótidas

É considerado um exame complementar, mas também de suma importância para o médico. Com essa ultrassonografia, o especialista confirma as estruturas e confere se há problemas em outras regiões do corpo.

  • Angiografia

É um método radiológico que estuda o interior dos vasos sanguíneos. Com isso, além de identificar a lesão, o médico ainda identifica que há chances do paciente sofrer outro AVC.

Como é feito o tratamento

Uma pessoa diagnosticada com AVC recebe tratamento para desobstruir as artérias. Geralmente, é recomendado o uso de medicamentos ou então a cirurgia. No entanto, o paciente receberá um acompanhamento e tratamento por uma equipe multidisciplinar, que poderá solicitar os exames de imagem durante o tempo, para acompanhar sua evolução e prevenir que outros episódios aconteçam.

Seja para diagnosticar ou fazer o acompanhamento, na Tesla Imagem você encontra o lugar certo para fazer seus exames de imagem. Na melhor região de Brasília, nossa clínica oferece salas privativas com conforto e segurança, além de equipamentos de última geração e uma equipe altamente especializada e com total acesso ao seu médico – que poderá conversar e garantir um laudo de total qualidade para encontrar a melhor forma de cuidar da sua saúde.

Não deixe para depois – entre em contato com a Tesla Imagem e agende um horário para a realização dos seus exames!

Por |2019-06-20T14:21:22+00:0026 de junho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário