Como é feita a sedação para os exames de imagem

Início/Exames/Como é feita a sedação para os exames de imagem

Como é feita a sedação para os exames de imagem

Os recentes avanços tecnológicos nos exames de imagem tem sido extraordinários. No entanto, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada são exames que necessitam de colaboração do paciente que precisa permanecer imóvel durante sua realização. A ressonância magnética é um exame que pode demorar 40 minutos, enquanto a tomografia é bem mais rápida, geralmente não ultrapassando 5 minutos. Alguns pacientes tem dificuldade em permanecer imóveis enquanto outros podem nao tolerar o ambiente da ressonância.

Nesses casos, podemos realizar os exames de imagem com sedação. A forma da sedação pode variar de acordo com características de cada paciente e de cada exame.

Quando fazer exames de imagem com sedação

A necessidade de sedação leva em conta uma série de fatores, que vão desde a idade do paciente, suas condições e tipo de exame de imagem a ser realizado.

Os exames não causam nenhum tipo de dor ao paciente. Entretanto, conforme mencionado, a sedação pode ser útil nas seguintes situações:

 

  • Bebês e crianças: Geralmente, pacientes pediátricos necessitam da sedação por não conseguirem ficar imóveis durante o exame.
  • Claustrofobia: Quem sofre do mal, pode se benefiaicar da sedação para a realização do exame.
  • Dificuldade de permanecer imóvel: Há casos em que o paciente não pode ficar deitado por muito tempo, devido a dores. A melhor forma de evitar transtornos adicionais e garantir segurança e conforto é realizando a sedação.

Existem estratégias para evitar a sedação em crianças pequenas para os exames de tomografia computadorizada. Como o exame é relativamente rápido e silencioso, podemos manter a criança acordada várias horas antes do exame para que ela durma na sala da tomografia e não perceba o ambiente e a realização do exame.

Como a sedação é feita

Há três tipos de sedação que podem ser utilizadas nos exames de imagem: inalatória, por via oral e venosa. Na Tesla utilizamos preferencialmente a sedação venosa pois absorção do medicamento pelo organismo é mais rápida e controlada, ao contrário dos outros métodos. Utilizamos um nível de sedação leve, onde não é necessário intubação.

A segurança do paciente é a principal preocupação neste momento. Por isso, ele deve seguir rigorosamente as orientações do preparo, fazer o jejum pelo tempo recomendado e trazer um acompanhante. O especialista preparará o acesso venoso para administrar a medicação sedativa junto a uma bolsa de soro. Os sinais vitais são acompanhados durante todo o procedimento e logo após seu despertar.

Venha para a Tesla Imagem e agende seu exame de imagem. Aqui, você será atendido por profissionais especializados  e terá toda a segurança e garantia de um resultado confiável.

Por |2017-11-24T11:50:05+00:0024 de novembro de 2017|4 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

4 Comments

  1. Avatar
    Cleide Silva Mattos 26 de agosto de 2018 em 07:16 - Responder

    Essa sensação em crianças de 3 anos tem algum perigo com a criança ou os pais podem ficar despreocupado?

  2. Avatar
    Deiseny Olivato 18 de fevereiro de 2019 em 16:04 - Responder

    I boa tarde..
    Ressonância da coluna cervical sedada
    Qual valor?
    Qual endereço?

  3. Avatar
    Rosani 13 de março de 2019 em 01:46 - Responder

    Quem é alérgico a medicamentos pode fazer ressonância cedado?

  4. Avatar
    Tânia Silva 24 de novembro de 2019 em 18:55 - Responder

    Como saber se o paciente tem alguma intolerância ao medicamento sedativo?

Deixar Um Comentário