O que é ultrassonografia?

Início/Exames/O que é ultrassonografia?

O que é ultrassonografia?

A ultrassonografia ou ecografia é um procedimento que permite a visualização dos órgãos internos e movimentos das estruturas em tempo real. Além de utilizado para avaliar lesões e diagnosticar doenças, o exame também é um importante método para as grávidas, pois consegue avaliar o desenvolvimento do bebê, reconhecer o sexo e diagnosticar eventuais alterações morfológicas do feto e situações de sofrimento dentro do útero.

Ultrassonografia e ecografia são dois nomes para o mesmo exame. Assim não há diferença entre ultrassom e ecografia, sendo a preferência por um ou por outro termo, uma questão puramente cultural.

O procedimento pode transmitir imagens bidimensionais, tridimensionais ou com efeito doppler – que analisa o fluxo da corrente sanguínea. O ultrassom 4D nada mais é do que uma ecografia 3D em tempo real.

É um exame indolor e, por não emitir radiação ionizante e nem ser invasivo, é recomendado para todas as idades. Confira agora mais informações sobre a ultrassonografia.

Como é realizada a ultrassonografia

As imagens do ultrassom são geradas pelo transdutor, um aparelho colocado sob a pele do paciente, e deslizado com o auxílio de um gel. Ele emite ondas sonoras, de dois milhões a 20 milhões de Hertz, inaudíveis ao ser humano. Quando atingem as partes internas do corpo, retornam em tempos diferentes, são processadas por um complexo programa de computador e formam as imagens na tela. As imagens são geradas em duas cores com variações de tonalidades, geralmente preto e branco, mas que podem ser configuradas a gosto do examinador.

O ultrassom é feito com o paciente deitado e deve ser sempre realizado por médico. O médico aplica um gel sem cheiro ou sabor que não causa alergia nem irritação. Geralmente esse gel é aquecido para diminuir o desconforto e tem a função de facilitar do deslizamento do transdutor e tirar o ar entre o transdutor e a pele.

Para facilitar a geração das imagens, pode ser necessário que o paciente mude de posição algumas vezes, encha o peito de ar ou estufe a barriga. O resultado pode ser obtido por fotos ou vídeos, transmitidos em tempo real para a tela da máquina e gravados para o envio ao sistema. Não há efeitos prejudiciais ao paciente ou ao feto durante a realização da ultrassonografia.

O procedimento costuma ser rápido e o paciente é imediatamente liberado. Para fazer a ultrassonografia, pode haver a necessidade de um preparo simples que varia de acordo com a região a ser examinada. Para os exames do abdome, é preciso realizar um jejum de 6 a 8 horas, além de estar com a bexiga cheia.

Durante o exame, o médico irá estudar as alterações nas estruturas anatômicas, presença de nódulos e alterações que possam representar anomalia do funcionamento.

A ultrassonografia é solicitada em casos de doenças congênitas, avaliação do fígado, vesícula, útero, próstata, tireoide, tumores, para guiar biópsias, avaliar resultados de intervenções cirúrgicas, acompanhamento de pré-natal, entre outros.

É fundamental realizar a ultrassonografia em uma clínica de confiança para garantir um diagnóstico de alta qualidade. Na Tesla Diagnóstico por Imagem, nosso compromisso é com a saúde do paciente e, por isso, oferecemos uma clínica equipada com máquinas de última geração e uma equipe totalmente especializada na realização dos exames de imagem.

Marque sua consulta e conheça esse novo conceito em qualidade de diagnóstico e de atendimento ao paciente.

Por |2018-01-18T11:22:16+00:009 de janeiro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário