Qual exame de imagem ajuda a identificar bursite e tendinite

Início/Exames/Qual exame de imagem ajuda a identificar bursite e tendinite

Qual exame de imagem ajuda a identificar bursite e tendinite

A bursite e tendinite são inflamações na bursa e nos tendões, respectivamente. A inflamação nessa região geralmente se dá por conta da sobrecarga, esforço repetitivo, desequilíbrio muscular ou impacto. Mas como identificar o local desta inflamação e confirmar o problema para direcionar o tratamento mais adequado?

Como é feito o diagnóstico da bursite e tendinite?

Primeiramente, o médico deve constatar as queixas do paciente. Depois, é feito um exame físico e logo a seguir um exame de imagem, onde é possível confirmar o diagnóstico e ainda o nível da inflamação.

É importante fazer o diagnóstico precocemente, evitando a evolução do problema e possivelmente uma lesão nos tendões do manguito rotador. 

Alguns exames de imagem podem ser utilizados para ajudar o médico a entender qual é a lesão e sua gravidade. 

A radiografia é uma das primeiras opções de exame para avaliar tendinite e bursite, mas só é capaz de identificar lesões iniciais. Outro exame de imagem que é considerado de ótimo custo-benefício é a ultrassonografia, além de funcionar como um guia para as punções terapêuticas. 

Quando as lesões são mais profundas, a confirmação vem por meio da uma ressonância magnética. Nesse exame, é possível confirmar o diagnóstico quando as bursas não estão facilmente acessíveis para inspeção, palpação ou punção. Outro ponto, é que tanto a ressonância magnética como a ultrassonografia aumentam a precisão da identificação das estruturas envolvidas. 

Em alguns casos, é preciso fazer o exame de ressonância magnética com a utilização do contraste. Neste caso, o exame é chamado de artro ressonância magnética do ombro. Ele é solicitado quando a indicação clínica (como dor ou incapacidade na imobilização) é significativa e a ressonância magnética convencional não apresenta alterações relevantes. 

A utilização do contraste também pode avaliar o comportamento vascular das estruturas em observação. Com isso, é possível ampliar a intensidade de sinal nas estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, o que acontece em casos de tumores ou inflamações.

Aqui na Tesla Imagem você encontra todos esses exames e muitos outros para ajudar na identificação de doenças e acompanhamento da evolução de tratamentos.

Somos considerados a melhor clínica de diagnóstico por imagem da região, pois oferecermos atendimento humanizado, máquinas de última tecnologia e um corpo clínico altamente qualificado. Agende seu horário!

Por |2020-05-13T22:18:28+00:0013 de maio de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário