Sinusite tem solução: veja quais exames de imagem ajudam no tratamento

Início/Exames/Sinusite tem solução: veja quais exames de imagem ajudam no tratamento

Sinusite tem solução: veja quais exames de imagem ajudam no tratamento

A sinusite é uma inflamação nos seios da face que geralmente se intensifica nas estações mais frias do ano. Dentre os sintomas estão a dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto – principalmente na testa e maçãs do rosto, local onde estão os seios nasais.

Pode ser causada pelo vírus influenza, sendo frequente em casos de gripe. Outra forma é por meio de bactérias, que intensificam os sintomas e desconforto do paciente. 

Para ser corretamente diagnosticado e avaliar o nível de gravidade, podem ser utilizados alguns exames de imagem. Confira agora quais são esses exames de imagem.

Exames de imagem para sinusite

Por ter sintomas similares aos de uma alergia, os exames de imagem possuem papel importante na detecção da sinusite. Dentre os exames de imagem solicitados com essa finalidade estão:

Raio-x

Este exame é indicado para confirmar quadros de sinusite e rinossinusite. Sem a necessidade de preparo, o exame não provoca dores e é realizado rapidamente. Com ele, é possível identificar até mesmo inflamações profundas e obstruções faciais que outros exames não poderiam identificar.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada dos seios da face é solicitada quando o quadro de sinusite está fora do comum e há condições associadas que justifiquem uma intervenção cirúrgica. O exame pode requerer contraste, onde um jejum por 4 horas se faz necessário. O resultado permite visualizar toda anatomia dos seios nasais. 

Endoscopia nasal

O exame também é conhecido como nasofibrolaringoscopia, o exame utiliza um tubo fino e flexível com uma luz de fibra ótica na ponta. Inserido pelo nariz, o aparelho vai permitir a visualização das cavidades nasais.

Ressonância magnética

Oferecendo imagens nítidas dos ossos que delimitam os seios paranasais, a ressonância magnética serve como exame complementar – o que permite um diagnóstico ainda mais completo. 

É possível avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite, além de tumores e nódulos da região. Assim como a tomografia, o exame também pode ser feito com o contraste. Independente da forma de realização, é um exame rápido e indolor. 

Na Tesla Imagem, o paciente com sinusite pode realizar seus exames de imagem com uma equipe especializada. Nossa maior preocupação é com o seu bem-estar e a realização de laudos confiáveis, capazes de auxiliar no diagnóstico médico para um tratamento de qualidade. 

Confie em um laboratório de alto nível e com credibilidade: agende seu horário na Tesla Imagem e garanta exames com confiabilidade para toda a família. 

Por |2020-05-05T23:56:06+00:005 de maio de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário