Quais as vantagens da ressonância magnética?

Início/Exames/Quais as vantagens da ressonância magnética?

Quais as vantagens da ressonância magnética?

A Ressonância Magnética é um dos principais tipos de exames de imagens feitos em clínicas do Brasil. Trata-se de um procedimento para avaliar diversas estruturas internas do corpo do paciente. A partir de um campo magnético, se formam imagens captadas por uma máquina específica e transferida para um computador.

O exame é indicado para diagnósticos de tumores, derrames, alterações nas articulações, entre outros problemas de saúde. As vantagens em optar pela Ressonância Magnética são muitas e vamos listar algumas neste post. Confira.

A Ressonância Magnética não utiliza Radiação

Podemos dizer que esta é, provavelmente, a maior vantagem da Ressonância Magnética. A Radiação Ionizante oferece alguns riscos para a saúde do paciente, principalmente para mulheres grávidas.

O exame de Ressonância Magnética utiliza apenas campos magnéticos. Também utiliza ondas de rádio para captar as imagens computadorizadas, necessárias para o diagnóstico preciso do cliente. O resultado são imagens de alta resolução e sem afetar a saúde de quem faz o exame.

Apresenta baixa frequência de efeitos colaterais

Um mito muito difundido sobre a Ressonância Magnética é quanto aos efeitos colaterais provocados pelo exame. Contudo, essa não é uma informação verdadeira. Quando é feito um exame com contraste, o paciente pode, de fato, ter algumas reações. Acontece que nem todo procedimento precisa do uso da substância e, portanto, não causa efeitos após o processo.

Para casos onde o paciente recebe a indicação do contraste, a Ressonância Magnética ainda assim apresenta menos complicações à saúde. Isso porque a substância utilizada é à base de gadolínio, um tipo de metal mais raro e com baixa frequência, não causando efeitos colaterais fortes. O contraste mais agressivo, que conhecemos mais popularmente, é feito com iodo provocando alergias e outros problemas.

Captação de imagens de alta definição

Como citamos também no início do post, a Ressonância Magnética permite a captação de imagens bastante nítidas, de alta definição, independente de qual órgão seja fotografado pelo exame. Isso faz com que o exame leve vantagem sobre outros com funções similares. Por exemplo, a Tomografia. Esse é um exame muito bom e bastante indicado, mas permite apenas a captação de imagens no plano axial.

Justamente por ter uma abrangência maior de fotografar o órgão do paciente, a Ressonância Magnética consegue captar mínimas alterações, principalmente relacionadas ao cérebro. Isso facilita o diagnóstico precoce, o que por sua vez favorece bastante a recuperação do paciente.

É um exame rápido e com resultados quase imediatos

Outra grande vantagem da Ressonância Magnética é a rapidez com que o procedimento é realizado e as respostas são obtidas. É por essa razão que casos de traumas ou emergências neurológicas mais agudas são, preferencialmente, examinadas e diagnosticadas a partir desse aparelho.

As imagens são mais rapidamente captadas e transmitidas para análise. Isso permite também que pequenos movimentos não interfiram nos resultados do exame.

A Tesla Imagem é um centro clínico especializado em exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia. Convidamos você para conhecer nosso espaço e nossa equipe especializada. Entre em contato!

Por |2018-11-21T20:29:00+00:0021 de novembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário