5 motivos para fazer um ultrassom de abdômen

Início/Exames/5 motivos para fazer um ultrassom de abdômen

5 motivos para fazer um ultrassom de abdômen

O ultrassom de abdômen ou ultrassonografia de abdômen é fundamental para que o médico possa diagnosticar doenças nesta região, que por muitas vezes só pode ser detectada com a ajuda deste exame.

O procedimento não é invasivo, é indolor e pode ser realizado em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

Se você tem uma indicação de ultrassom abdominal, confira agora os 5 motivos para fazer este exame tão importante.

1: Exame de rotina

A realização dos exames preventivos é muito importante para manter a saúde em dia. Muitas vezes, a consulta de check up pode solicitar o ultrassom de abdômen, um dos exames solicitados pelo seu médico.

Se esse é o seu caso, não se preocupe – o exame vai avaliar a integridade dos órgãos abdominais, bem como seu funcionamento.

2: Busca de tumores ou cistos

Em suspeita de massas, nódulos, cistos ou tumores, o ultrassom de abdômen é indicado para auxiliar o especialista a entender suas dimensões e local exato, bem como suas características. Esse pedido de exame é feito após uma análise clínica e uma entrevista, para que ele possa avaliar a real situação da saúde do paciente.

3: Casos de dores abdominais

As dores são sinais de que há algo errado, embora sejam uma das queixas mais comuns em consultórios e pronto-socorro. Nesses casos, o médico solicita um ultrassom abdominal para avaliar o local e entender a origem da dor.

4: Avaliação dos vasos sanguíneos

A ultrassonografia abdominal também é capaz de mostrar as artérias e veias do paciente. Por serem responsáveis pela distribuição de nutrientes, é importante que os vasos sanguíneos estejam em perfeitas condições para a saúde do paciente.

Com este exame, o médico é capaz de avaliar a presença de aneurismas, dilatações, estreitamentos e outros problemas na região abdominal – sendo de suma importância para diagnósticos como estes.

5: Investigação de cálculos

As famosas pedras nos rins podem causar sérios problemas ao paciente, e podem ser identificadas com a ajuda do ultrassom de abdômen. Com ele, é possível investigar a presença de cálculos nos rins e também na vesícula biliar.

Em casos como este, apenas os sintomas do paciente são necessários para um diagnóstico. No entanto, com um exame de imagem é possível determinar a localização correta do cálculo, bem como tamanho e demais lesões. Assim, o médico terá mais assertividade durante uma cirurgia, caso seja necessário.

Também há casos em que os cálculos são encontrados antes mesmo de manifestar sintomas no paciente. Assim, o tratamento é iniciado de forma preventiva – eliminando riscos.

Na Tesla Imagem, você conta com uma equipe médica altamente qualificada para a realização de exames de imagem – como a ultrassonografia de abdômen. Aqui, as salas são privativas e com aparelhos de última tecnologia, tudo para oferecer o melhor atendimento a todos os pacientes.

O exame pode ser realizado no abdômen total, superior ou inferior – de acordo com a solicitação médica. Independente do tipo, você será bem atendido e terá um laudo com todas as informações necessárias para que seu médico indique o tratamento mais adequado. Agende agora um horário e venha para a Tesla Imagem!

 

Por |2019-01-30T19:31:45+00:0030 de janeiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário